Como tratar queimaduras

queimaduras

Olá meninas! O que é uma queimadura? Queimadura é uma lesão na pele que é normalmente provocada pelo calor. Porém, ela pode ser também provocada pelo frio, pela eletricidade, por certos produtos químicos, por radiações e até fricções (esfregação que se faz sobre uma parte do corpo). As lesões podem destruir a pele parcialmente ou totalmente, atingindo desde pelos até músculos e ossos.

Existem três tipos de queimadura; a de 1º grau, 2º grau, 3º grau.

A queimadura de 1º grau atinge a camada mais superficial da pele, a epiderme, e se traduz como uma lesão vermelha, quente e dolorosa. A queimadura solar é um exemplo.

A queimadura de 2º grau superficial gera bolhas e muita dor; já a de 2º grau profunda é menos dolorosa, a base da bolha é branca e seca. Pode gerar repercussões sistêmicas e causar cicatrizes.

A queimadura de 3º grau é indolor, acomete todas as camadas da pele, podendo chegar até aos ossos e gerar sérias deformidades.

TRATAMENTO

O tratamento irá depender do tipo de queimadura.

Queimadura de 1º grau

Faz compressas frias logo após o acidente; não é correto colocar pasta de dentes, nem manteiga. Hidrate a queimadura com óleo mineral ou vaselina líquida; aconselha-se a tomar analgésico se necessário e sempre use filtro solar.

Queimadura de 2º grau superficial

Não deve retirar as bolhas, elas devem ser drenadas, pois servem de curativo biológico. Esse processo deve ser feito preferencialmente por um médico. . Após o rompimento da bolha, curativos com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério, e limpeza com água corrente e clorexidina devem ser feitos. Posterior à cicatrização, sempre usar filtro solar para evitar o surgimento de manchas.

Queimadura de 2º grau profunda e 3º grau

Na maioria das vezes, há necessidade de internação hospitalar, pois geralmente ocorrem manifestações sistêmicas, como desequilíbrio acentuado dos níveis de sódio, potássio e/ou cálcio, e desidratação; necessidade de retirada de tecidos necrosados, partículas estranhas na ferida; e até realizar enxertia.

Todos os pacientes com queimaduras de 2º e 3º graus devem tomar vacina contra o tétano, ingerir muito líquido e manter os membros acometidos elevados, para alívio da dor e do edema.

Se forem queimaduras significativas na face, mãos, pés e genitália, queimaduras elétricas ou de vias aéreas superiores, procure imediatamente uma emergência hospitalar.

Esse é um dos acontecimentos mais preocupantes para quem trabalha com bronzeamento natural. Respeitem o sol, o tempo de cada tipo de pele nas sessões, tenham sempre o termo de consentimento livre e esclarecido devidamente assinado por suas clientes para que caso ocorra incidentes como esse você fica resguardada profissionalmente. Se todos os cuidados forem seguidos corretamente, não há empecilhos que atrapalhe o teu sucesso profissional. Uma personal bronze responsável é uma personal de excelência!

Visitem meu site: www.luanatoledo.com.br que vocês encontram todos os produtos necessários para você ficar com aquela marquinha linda do verão. Com direito a novidade de produtos!

Qualquer duvida estou a disposição!

Até o próximo artigo com Luana Toledo!

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO