Chá da Folha de Figo e suas Substâncias

figo-sol

Resolvi a falar um pouco desse assunto tão conhecido, porque mesmo sendo muito divulgado as pessoas ainda se ariscam em fazerem misturas caseiras para o bronzeamento natural.

A figueira, de nome científico Ficus carica, é uma árvore lenhosa de madeira macia e pertencente à família das Moraceae. Possui folhas alternas, de cor verde-escura na face ventral e verde-clara na parte dorsal; suas flores são bem pequenas e o seu fruto, o figo, é bastante conhecido e apreciado no nosso país. Os benefícios da figueira vão muito além do figo: as suas folhas possuem propriedades medicinais e podem auxiliar no tratamento da asma, bronquite e outras doenças respiratórias. Os princípios ativos da figueira incluem açúcares, glicose, sacarose, proteínas, sais minerais, vitaminas, dentre outros.

Apesar de vermos aqui que as folhas tem propriedades medicinais e tem inúmeras funções achamos que podemos usá-la para o bronzeamento natural por ser uma planta, o engano está ai, pois as plantas também podem envenenar e até causar danos irreparáveis em nossas vidas. Vamos conhecer um pouco do uso medicinal das folhas da figueira:

As propriedades da figueira

  • Tônico;
  • Cicatrizante;
  • Emoliente;
  • Calmante;
  • Laxante suave.

Os benefícios e as indicações de uso

  • As folhas de figo possuem grandes quantidades de insulina natural, o que reduz a necessidade de injetar a substância. Desta forma, é um bom remédio para as pessoas que sofrem de diabetes;
  • Por ser uma importante fonte de potássio, mineral eficaz na redução e controle da pressão arterial, o figo é indicado para os indivíduos que sofrem de hipertensão;
  • As folhas de figueira auxiliam na redução dos níveis de triglicérides no organismo;
  • O chá de folhas de figueira é um excelente remédio natural para tratar a asma, bronquite e outras doenças respiratórias;
  • Os figos também são uma importante fonte de cálcio para o corpo e previnem a perda deste mineral pela urina, o que evita a ocorrência de um enfraquecimento dos ossos. Por este motivo, é um ótimo alimento para as mulheres que estão na idade da menopausa.

Outros Usos

As folhas amassadas são aplicadas no rosto para clarear manchas.

 Obs.: Não ficar no sol para evitar a dermatite causada pelo efeito tóxico do bergapteno.

Essa observação é importantíssima porque as folhas de figueira liberam uma substância chamada BERGAPTENO que na exposição solar pode causar queimaduras até de 3º Grau. Portanto, a folha de figueira existe uma Toxidade, pois a furanocumarina bergapteno, presente nas folhas, apresenta fototoxicidade, produzindo dermatite, bolhas e hiperpigmentação como resultado de contato com a planta e exposição ao sol.

Composição Química
A folha contém grande número de compostos entre eles: xantotaxol, marmesina, bergapteno, quercitina, rutina, isoquercitina, estiguimasterol, sitosterol, tirosina, ácido cerotírico, ficusina, glutamina e papaína. Sais Minerais como cálcio sílica e potássio. Enzimas como protease, lipase e diastase. O látex ou leite, contém enzimas proteolíticas e ficina.

Na fruta fresca, os principais ácidos são: cítrico, acético, pequenas quantidade de ácido málico, bórico e oxálico. O conteúdo de ácidos vai de 0.1% a 0.44%, como o ácido cítrico. Contém também goma, mucilagem e pentoses. As sementes produzem um óleo com predominância de ácidos insaturados 85,66% e saturados 8,46%, sendo os principais ácidos: oléico 18,99%, liniléico 33.72%, linolênico 32,95%, palmítico 5,23%, esteárico 2,18% e araquídico 1,05%.
Então, vamos utilizar a fruta de forma saudável e responsável nunca a utilizando deliberadamente sem prévio conhecimento dos resultados que podem causar as nossas clientes.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO